Equipe Atual
Prof. Dr. Jean Ricardo Simões Vitule
Coordenador geral do laboratório de Ecologia e Conservação do setor de Tecnologia da Universidade federal do Paraná. Possui doutorado (2008) e pós-doutorado (2009) em Zoologia (PPGZOO) pela Universidade Federal do Paraná. Tem interesse por Ecologia, Evolução e Conservação, especialmente de Ciência de Invasão Biológica. Atualmente é Professor Associado no departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná e credenciado como permante nos programas PPGECO e PPGEA. Consultor de agências como CAPES, CNPq, The National Geographyc Foundation, The National Research Foundation (NRF) - South Africa, Acadêmica Czechia, Rufford Foundation e de diversos periódicos científicos (e.g. Diversity and Distributions, Conservation Biology, Biological invasions, Fish and Fisheries e Hydrobiologia). É editor Associado das revistas Biological Invasions, BIR e Aquatic Invasions. É atual coordenador de capítulo sobre IMPACTOS do Diagnóstico Brasileiro sobre Espécies Exóticas Invasoras, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES). Pesquisador residente da Rockefeller Foundation (Bellagio, Itália, 2014) e no Centre of Excellence for Invasion Biology - CIB 2015). Têm experiência nas áreas de Ecologia, Conservação e Zoologia, com ênfase em: ictiofauna, espécies introduzidas, neobiota, invasões biológicas, fusão invasora, homogeneização biótica, ecologia trófica, Floresta atlântica, Rio Iguaçu e Ambientes aquáticos continentais. Possui 142 artigos em periódicos indexados e 17 capítulos de livro publicados.
Member of
MSc. Laís Carneiro
Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná. Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2016), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2019).
MSc. Larissa Faria
Possui graduação, bacharelado e licenciatura, em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou como Presidente da ECOS - Empresa Júnior de Biologia em 2013. Bolsista do programa Ciência sem Fronteiras (CNPq) pela University of Liverpool (Inglaterra) em 2014 e 2015. Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná.
MSc. Natali Oliva Roman Miiller
Bióloga formada pela Universidade de Federal do Paraná (2016) e Mestre em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável (2019) pela mesma instituição. Atualmente Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UFPR pesquisando sobre o processo de homogeneização biótica em comunidades de peixes de riachos.
MSc. Juliani Prestes
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Positivo (2016) e mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (2019). Atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Ecologia e Conservação (UFPR).
MSc. Clemerson Richard Pedroso
Doutorando no curso de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) e Mestrado em Ciências Ambientais pelo curso de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA) na Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Egressos
Dr. Thiago Vinicius Trento Occhi
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná (2012), mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (2016). Atualmente é doutorando no Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia de comunidades, Ecologia de Invasões, gerenciamento de resíduos e consultoria ambiental.
Thomaz Stefani Fuzetti
Possui graduação em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha (bacharelado) pela Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Mestrando no Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Dra. Patricia Charvet
Bióloga, bacharel e licenciada (PUC-PR), mestre em Zoologia (UFPA / MPEG) e doutora em Ciências Biológicas (Zoologia - UFPB). Atualmente é pós doutoranda (PPGEA-UFPR), docente colaboradora do PPGSis-UFC e membro do IUCN Shark Specialist Group (IUCN SSG). Possui experiencia e atua em biologia, ictiologia, manejo e conservação de espécies de tubarões e raias.
Dra. Barbara Maichak de Carvalho
Possui graduação em Oceanografia pela Universidade Federal do Paraná (2010) e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos pela Universidade Federal do Paraná (2014), doutorado no Programa de Pós-Graduação de Zoologia da UFPR (2019). Atualmente atua como pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Engenharia Ambiental. Tem experiência na área de Oceanografia Biológica, com ênfase em Ictiologia, atuando principalmente em estudos que utilizam otólitos como ferramenta para entender padrões migratórios de espécies marinhas, padrões de uso de habitat e ecologia trófica de ictiofágos.
Dr. Fabrício de Andrade Frehse
Possui graduação, bacharelado e licenciatura, em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2006). Mestrado em Zoologia da Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é doutorando do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná. Possui experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Ictiologia.
Dra. Larissa Strictar Pereira
Bióloga pela Universidade Estadual de Maringá em 2008, onde desenvolveu trabalhos sobre impactos a criação de peixes em tanques rede na ecologia trófica de peixes. Concluiu o mestrado e doutorado em Ciências Ambientais, pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos continentais (PEA-UEM), em 2012 e 2016, respectivamente, enfocando impactos de reservatórios e relações ecológicas entre peixes em ambientes naturais, principalmente canibalismo. Desenvolve trabalhos em ecologia, testando hipóteses relevantes à área, trabalhando principalmente com predação. Peixes são a principal ferramenta de estudo, entretanto a pergunta importa mais que o organismo. Assim, qualquer organismo necessário para se testar a hipótese proposta poderá ser utilizado como ferramenta de estudo. Atualmente desenvolve pesquisa como pós doutoranda na Universidade Federal do Paraná (UFPR) onde estuda invasões biológicas.
Dra. Sandra Carla Forneck
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Paranaense - Campus Toledo (2009) e mestrado em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina (2014). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná. Atua principalmente nos seguintes temas: ecologia de ecossistemas aquáticos continentais, biodiversidade e invasões biológicas.
Dra. Vanessa Salete Daga
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Paranaense (2005), especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006), mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010), e doutorado em Ciências Biológicas - Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2017). Atuando principalmente nos seguintes temas: ictiofauna, espécies introduzidas, reservatórios, homogeneização biótica e Rio Iguaçu. Atualmente é bolsista de Pós-doutorado Júnior (PDJ/CNPq) na Universidade Federal do Paraná.
MSc. Ana Paula Lula Costa
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisa com ênfase em Ecologia de invasões e Ecologia Parasitária de Peixes de Água Doce.
MSc. Bruno Kazuo Nakagawa
Possui graduação, bacharelado, em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011) e mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (2016).
Dr. Louri Klemann Junior
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2002) e mestrado (2012) e doutorado (2016) em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas e curador das Coleções Biológicas do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: avifauna, caracterização, inventário, monitoramento e levantamento de fauna. Atuou como colaborador na curadoria da Coleção Científica de Aves do Museu de História Natural Capão da Imbuia (MHNCI) entre março de 2009 e março de 2010. Contribuiu como participante nas revisões da lista da fauna ameaçada de extinção do Paraná realizadas nos anos de 2004 e 2009. É membro do grupo de trabalho para conservação do pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) e de papagaios do gênero Amazona, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), e do Grupo Assessor Estratégico para auxiliar no acompanhamento da implementação do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Papagaios Ameaçados da Mata Atlântica (Amazona brasiliensis, Amazona rhodocorytha, Amazona pretrei e Amazona vinacea).
Dr. Raul Rennó Braga
Possui Bacharelado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009) e Mestrado (2012) e Doutorado (2016) em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência nas áreas da Zoologia e Ecologia mais especificamente em temas como ictiologia e biologia de invasões. Possui interesse por trabalhos teóricos de revisão, relacionados a biologia de invasões e por trabalhos práticos relacionados a ecologia e conservação de peixes, mais especificamente tubarões e espécies dulcícolas. Atualmente é responsável pelas disciplinas de Zoologia de Vertebrados e de Conservação da Biodiversidade na Faculdades Integradas Espírita. Além disso atua como instrutor de mergulho autônomo (NAUI) e é responsável por elaborar cursos e materiais sobre ecologia marinha para mergulhadores.
Dra. Vanessa Maria Ribeiro
Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas e mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná. Recentemente defendeu o doutorado no programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná. Atua como pesquisadora no Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC - UFPR), e no Grupo de Pesquisas em Ictiofauna do Museu de História Natural Capão da Imbuia nas áreas de Zoologia e Ecologia, com seguintes temas: ictiofauna, reservatórios, reprodução, predação, espécies exóticas e invasoras e testes experimentais de hipóteses relacionadas à invasão biológica.
Dr. Marcos Ostrowski Valduga
Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas - Faculdades Integradas Espírita (1999). Especialização em Gestão Ambiental - UEPG (2003) Mestrado e Doutorado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná. Possui experiência e interesse na área de Educação Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas, Monitoramento de Fauna, Levantamento Fitossociológico, Gestão Ambiental e Gerenciamento de Resíduos.